Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CARLOS EDUARDO CARDOSO
UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - São Carlos - SP
Dissertação
Título
Uma Proposta para o Ensino de Geometria Analítica através da Resolução de Problemas e do uso do Geogebra
Resumo
A preocupação com o ensino básico da Matemática tem crescido ao longo dos últimos anos. Os resultados apresentados em avaliações externas e o próprio rendimento em sala de aula tem preocupado especialistas em educação e toda a nossa sociedade. É no sentido de buscar uma melhoria na educação e mostrar o real sentido matemático dos conceitos trabalhados que o desenvolvimento deste trabalho ocorreu. Buscou-se desenvolver e propor uma sequência didática que promovesse o entendimento dos alunos sobre os principais conceitos de geometria analítica abordados no ensino médio mostrando, por intermédio da resolução de problemas, a ideia geométrica que está por trás de cada desenvolvimento algébrico realizado ao longo das atividades propostas.
Buscou-se também aliar a tecnologia, com o auxílio do Geogebra, às atividades que convencionalmente eram trabalhadas em sala de aula, proporcionando uma ampliação da visão conceitual por parte dos alunos. A sequência didática e os resultados apresentados a seguir foram pensados e aplicados rigorosamente nas aulas além de terem sido planejados sempre com o objetivo de transformar o aluno como protagonista de seu próprio conhecimento. Apresentamos assim uma proposta com base na Engenharia Didática que alia a visão geométrica com o desenvolvimento algébrico sem nos esquecermos que os conceitos matemáticos são fundamentais para o desenvolvimento intelectual dos nossos alunos.
[Download TCC]