Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CARLOS EDUARDO MORAES PIRES
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
O ENSINO DA TRIGONOMETRIA POR MEIO DE AULAS PRÁTICAS
Resumo
O presente trabalho visa contribuir para o ensino da Trigonometria no triângulo retângulo no
1º ano do Ensino Médio, a partir de uma pesquisa exploratória realizada com professores
do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio (que contemplam esses
conteúdos) de duas escolas em que ministro aulas. Neste sentido, este trabalho apresenta
uma proposta para o ensino da trigonometria no triângulo retângulo de forma prática, ou
seja, fazer experimentos dos conceitos, propriedades, fórmulas e teoremas estudados na
Trigonometria deste ano. Tal proposta tem aporte teórico nas bases da Teoria da Aprendizagem
Significativa de David Ausubel, levando em conta a história do sujeito e ressaltando
o papel dos professores na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem. É
expressamente necessário que o estudante relacione o teórico com o prático de maneira
consistente e não arbitrária e que o professor leva em conta o que o aluno já sabe, para
que o conhecimento seja ancorado. Por esse motivo, a proposta foi dividida em três partes,
a saber, (i) a fundamentação teórica, (ii) exemplos dos exercícios mais utilizados em avaliações
externas e livros didáticos e (iii) sugestão para aula prática, relatando as que ministrei.
Antes, no entanto, o trabalho aborda informações para reflexões como o momento em que
acontecerão essas aulas - se antes, durante ou após o conhecimento teórico; se estas
são mais ou menos importantes do que as aulas teóricas; quais as possíveis vantagens
e desvantagens dessas aulas e como ministrá-las sem disponibilidade de um ambiente
que a propicie e recursos materiais necessários na escola. A proposta teve sua execução
no 1º ano do Ensino Médio matutino da Escola Estadual Professor José Veiga da Silva,
situada em Jacarandá, interior do município de Marataízes, Espírito Santo. Entre as demais
conclusões da experiência, enfatiza-se a que resultou em motivação no aluno para desejar
adquirir um conhecimento que, por mais que lhe apontasse a aplicabilidade, não desejava.
[Download TCC]