Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CÁSSIUS MARQUES
UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica - RJ
Dissertação
Título
Utilização de Aplicativos Touchscreen no Ensino de Matemática: possibilidades, problemas e possíveis soluções
Resumo
O ensino da Matemática muda lentamente, enquanto o perfil dos alunos muda a cada geração. Os laboratórios de informática montados nas escolas públicas, investimento de alto custo, muitas vezes ficam abandonados e se tornam obsoletos. Atualmente, com a evolução da informática e o surgimento de celulares e tablets com tecnologia touchscreen, novos aplicativos educativos têm sido desenvolvidos para essas ferramentas. Muito se tem discutido acerca da real aplicabilidade desses equipamentos, se podem realmente auxiliar na aprendizagem ou se apenas distraem o aluno, mas o certo é que eles estão presentes a todo momento e que vale a pena se valer disso para buscar melhorar o aprendizado. O Sketchometry é um aplicativo de geometria dinâmica, com comandos simples, que pode ajudar o estudante no estudo da geometria e de funções Matemáticas. A movimentação das construções, antes feita com gestos e imaginação por tantos professores, hoje pode ser realizada com o toque dos dedos nas telas de celulares e tablets, facilitando a visualização. Os professores, no entanto, ainda têm dificuldades em implementar esse tipo de ferramenta em suas aulas. Este estudo buscou avaliar a opinião de estudantes do ensino fundamental, graduandos, mestrandos e mestres acerca da utilização de celulares/tablets em sala de aula. Atividades com o Sketchometry foram realizadas e, em seguida, um questionário de avaliação para a pesquisa foi aplicado. Nos resultados obtidos, observou-se que entre os motivos citados para a não utilização dessas ferramentas, estão o número de alunos por sala, a falta de estrutura nas escolas, o despreparo do próprio professor, entre outros. Com relação aos licenciandos, mestrandos e egressos do PROFMAT da UFRRJ, a maioria dos professores e futuros professores acredita na utilização desse tipo de ferramenta, e que existe interesse dos alunos para que sejam utilizadas, que os obstáculos existem mas não são intransponíveis.
[Download TCC]