Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CELMO JOSÉ DOS REIS
UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO
Dissertação
Título
Simulação da Dinâmica do Aedes aegypti com Gnumeric: Uma Proposta Interdisciplinar para o Ensino de Progressões e Gráficos de Funções
Resumo
Tendo em vista a necessidade de uma melhor interação entre docentes e alunos em sala de aula na abordagem de conteúdos matemáticos, atualmente é grande a busca por novas
ferramentas didáticas que envolvem recursos computacionais. Propõe-se com este trabalho,fornecer uma ferramenta didática de ensino que torne o estudo da matemática mais prazeroso e
envolvente, que seja mais realístico e que forneça ao aluno do ensino médio condições de avaliação do porquê estudar matemática e qual a ligação destes conteúdos com seu dia a dia,partindo da observação de que o ensino da Matemática nas escolas públicas vem enfrentando dificuldades de aceitação e aprendizagem pelos alunos, pois os conteúdos matemáticos são
apresentados quase sempre de forma tradicional, ou seja, apresenta-se ao aluno um amontoado de fórmulas prontas sem sentido prático para os mesmos. Dessa forma, o ensino se torna desgastante e ineficaz, levando o aluno a até mesmo, desprezar a Matemática. Frente a essas questões, esse trabalho propõe o uso do aplicativo Gnumeric como ferramenta de apoio no ensino de progressões, funções e construção de gráficos. Atualmente, a interdisciplinaridade tem estado presente na educação e, seguindo essa ideia, usa-se juntamente ao aplicativo a modelagem matemática da dinâmica de populações, em particular do Aedes aegypti como motivação para se trabalhar o conteúdo proposto. Propõe-se ainda, informar e alertar os alunos acerca de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.
[Download TCC]