Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CHARLES CASTRO DA ROSA
UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP
Dissertação
Título
O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA LIBRAS PARA O ENSINO MÉDIO
Resumo
Este estudo é resultado de uma pesquisa realizada em escola Públicas de Macapá, com o objetivo de analisar como ocorre o ensino da matemática no Ensino Médio através da Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS. A princípio havia a necessidade de saber quantos alunos haviam sido matriculados nas escolas, assim como o número de professores existentes para atender alunos com as necessidades especiais e quantas Escolas eram preparadas para receber esse tipo de aluno. Para entender melhor o universo da realidade vivida por professores e alunos que usam a libras como linguagem, tive que fazer uma preparação na Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, com vistas à capacitação. As aulas foram de três horas cada, sendo seguidas de atividades para uma melhor absorção do que estava sendo estudado, porém as dificuldades eram muitas, pois me sentia como se estivesse sendo novamente alfabetizado, mas desta vez em outro idioma. Apesar do empenho e da busca de aperfeiçoamento em livros e vídeos, percebi que faltava alguma coisa para que eu pudesse interagir da maneira que gostaria na proposição de alternativas de aprendizagem da matemática através da Libras. A proposta relacionada à matemática que seriam passadas para libras, envolvia os princípios aditivos e multiplicativos da análise combinatória. A dificuldade para transformar esses problemas da linguagem matemática para os estudos dos sinais foi enorme, porém através de um aplicativo, consegui fazer a apresentação e transformar a linguagem com avatar (corpo vitual) com as palavras em libras por fotos representativas. As dificuldades estavam em algumas palavras que apareciam nos problemas e que não eram representadas pelos avatas, havendo a necessidade de substituição das mesmas para que pudessem se encaixar no problema. O roteiro das questões e suas soluções foram encaminhadas ao orientador em libras para que o mesmo analisasse o material e se estava dentro do que era esperado, igualmente os problemas encontrados seriam transformados em vídeo, havendo a substituição dos avatas e desta forma os problemas seriam apresentados em libras por meio de gravação de vídeo. Dessa forma, houve a percepção que algumas traduções realizadas através dos avatas não correspondiam à realidade na região norte, mas eram equivalentes à região sul que em alguns momentos se diferenciam das traduções da região norte. Então percebi que meu aprendizado com os avatas não eram universais e que a linguagem das Libras muda de acordo com cada região. Houve muita dificuldade para adquirir orientações e materiais em Macapá para o desenvolvimento do trabalho, tendo que fazer parceria com o professor da UNIFAP para realização do mesmo, pois a única instituição que existe no Estado não possui suporte e nem mesmo materiais suficientes para o ensino de Libras em matemática. O apoio para com as escolas é precário, havendo apenas uma escola que possui materiais adequados para receber pessoas com deficiências auditivas e surdez, sendo a Escola Estadual Coelho Neto, que dá um maior suporte e um bom ensino para os alunos com necessidades especiais. A escola possui materiais suficientes para a aprendizagem deles, porém, falta o piso tátil para a melhor locomoção dos cegos na instituição. Mesmo sendo poucas as realizações, o governo faz sua parte, proporcionando mensalmente cursos de aperfeiçoamento para os professores que trabalham com alunos que possuem deficiências auditivas e surdez. No entanto, a realidade apresentada é totalmente diferente do que era dito 6nos dados sobres a quantidade de profissionais e suas capacitações. As escolas não tinham nenhuma adaptação para o aluno cego, além da falta de materiais para o ensino da matemática em libras, materiais concretos praticamente não existem para o ensino médio. Entre as poucas instituições que oferecem atendimento especial no estado temos o Centro Educacional Raimundo Nonato, que conta com trezentos alunos no turno da manhã e da noite, sendo que só uma pequena parte dos alunos está no ensino médio, o centro oferece atividades de leitura e escrita, lógicas matemáticas, artesanato diversificado, entre outras atividades. Uma pequena parte de professores consegue receber um curso oferecido pelo estado para sua capacitação que e realizado todos os meses. Apesar das dificuldades o número de escolas e professores para o ensino especial têm aumentado e os professores, com todas essas dificuldades e sacrifícios, sempre fazem o melhor para o aprendizado dos seus alunos. Nos dados apresentados nos gráficos referentes à cidade de Macapá, percebemos que há um pequeno investimento do governo do Estado quanto aos professores, equipamentos e estrutura da escola para um melhor recebimento dos alunos com necessidades especiais. Através deste trabalho percebi que as dificuldades para um professor que não possui formação na área de Libras, assim como as instituições voltadas para o ensino de alunos com deficiências auditivas e surdez são enormes por não haver equipamentos e materiais suficientes para o desenvolvimento desses ensinamentos e orientações.
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