MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CLÁUDIA FERREIRA SOARES ALVES

UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO

Dissertação

Título
Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino em Tópicos de Matemática Financeira
Resumo
A pesquisa à qual se refere tem o objetivo de investigar o quanto a Modelagem Matemática pode colaborar no processo de ensino-aprendizagem do aluno em tópicos de matemática financeira, tornando a aula mais dinâmica e eficaz. Nos anos de experiência como professora pude notar o baixo estímulo dos alunos na aprendizagem de matemática. Diante dessa percepção, buscando alternativas que modificassem esse quadro e para que as aulas de matemática se tornassem mais interessantes, surgiu a ideia de trabalhar com Modelagem. Para alcançar esse objetivo foi desenvolvido um estudo sobre esta metodologia, além de uma investigação dirigida utilizando a percepção de aspectos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem no ambiente de Modelagem Matemática, baseando-se nos estudos de Biembengut e Barbosa. Antes de aplicar a metodologia compreendemos primeiramente os conceitos de modelo e modelagem, etapas da aplicação da metodologia segundo os referidos pensadores. Vimos os aspectos positivos e negativos para a utilização da técnica, também percebemos a importância de se disseminar essa metodologia em sala de aula no ensino básico, utilizando cursos de capacitação para professores. Com o objetivo de verificar as contribuições da utilização da referida metodologia, escolhemos um modelo que motivasse o aluno e se adequasse ao assunto de matemática financeira, eles foram instigados a pensar na elaboração de uma planta baixa e algumas partes da construção de sua casa própria. As atividades foram pensadas e elaboradas para que os alunos discutissem tópicos de matemática financeira. Partindo desta planta, os alunos tiveram que calcular custos e financiamentos de materiais de construção e também financiamentos de casa e carro. Ao final da pesquisa, notamos as mudanças no comportamento dos discentes, os quais se tornaram mais criativos, críticos, viram a importância de se trabalhar em grupos e participaram de forma efetiva dos debates. Além disso, com a investigação foi possível averiguar um modo diferente de desenvolver o conteúdo matemático, viabilizando uma maior interação entre os alunos, por meio da participação nas atividades propostas, utilizando a teoria em situações práticas do dia a dia.
[Download TCC]