Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CLAYTON MEIJI ITO
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
A Matemática para alunos que cumprem medidas socioeducativas em Unidades de Internação do Distrito Federal
Resumo
O trabalho aqui apresentado tem por objetivo apontar caminhos para a aprendizagem significativa nas escolas das Unidades de Internação de Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de internação estrita no Distrito Federal. Para tanto foi feito uma pesquisa com os professores regentes destes estabelecimentos com o intuito de traçar um perfil desse jovem em sala de aula a partir das observações de seus professores. Também, foi aplicada uma avaliação diagnóstica aos alunos da escola da Unidade de Internação de Saída Sistemática – UNISS, estabelecimento onde estão matriculados os adolescentes quem cumprem a parte final de sua medida socioeducativa, com o intuito de verificar a aprendizagem de diversos conteúdos da matemática. Os resultados dessa avaliação mostraram a necessidade de mudanças na prática pedagógica e diversas outras necessárias, mas que dependem de outros órgãos competentes.
A pesquisa bibliográfica serviu para embasar pontos mencionados pelos professores como fatores que contribuem para a aprendizagem significativa da matemática dentro desse contexto, tais como a didática da matemática atual, a influência do meio, a afetividade, a autoestima, a avaliação e a proposta curricular.
Por fim, são sugeridas diversas atividades matemáticas que tiveram êxito ao serem aplicadas aos alunos do sistema socioeducativo e que podem ser utilizadas por todos os professores que buscam uma educação globalizada, diferenciada e motivadora.
[Download TCC]