Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CLÉSIO SILVA MENDES
UFC - Universidade Federal do Ceará - Fortaleza - CE
Dissertação
Título
ANÁLISE DAS LEIS DE KEPLER E SUA ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Seria possível abordar as leis de Kepler em nível de ensino médio de modo a melhorar a compreensão dos alunos sobre os conceitos físicos e matemáticos envolvidos? Esta é a pergunta central assumida como guia desse
trabalho e a partir dela foram formulados três objetivos: compreender o cenário histórico que levou a enunciação e posteriormente a demonstração das leis de Kepker, demonstrar tais leis utilizando como ferramenta principal o calculo diferencial e integral e apresentar ao aluno do ensino médio tanto o desenvolvimento histórico (cronologia dos fatos) quanto o desenvolvimento lógico (demonstração matemática) das leis de Kepler. Como meio para alcançar tais objetivos lancei mão de duas estratégias metodológicas. Foram elas: a pesquisa bibliográfica – para a formação da base conceitual que se dividiu no estudo de biografias de Brahe, Kepler e Newton e no estudo do cálculo diferencial integral vetorial – e o minicurso que buscou impulsionar o aluno de ensino médio a apreender bases matemáticas e históricas que envolvem as leis de Kepler. Através do minicurso os alunos participantes passaram a melhor entender os fatos que corroboraram para elaboração e demonstração das leis de Kepler. Também ficou perceptível que eles não têm o arcabouço teórico necessário à compreensão das demonstrações
matemáticas de todas as três leis de Kepler, visto que para isso é imprescindível o cálculo diferencial e integral, mas, que apesar disto, o horizonte de compreensão dos discentes acerca da matemática em torno das leis que regem o movimento dos corpos celestes foi expandido.
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