Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DANIEL AMARAL PRATES
UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - São João del Rei - MG
Dissertação
Título
PROBABILIDADE GEOMÉTRICA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo
A proposta deste trabalho ?e apresentar uma alternativa para introduzir a Probabilidade Geom ?etrica no ensino básico de matemática, em específico, no 3º ano do ensino médio.
De acordo com Paterlini (2002), o tema foi escrito pela primeira vez em 1777 por Georges Louis Leclerc, um naturalista francês que ficou conhecido como o Conde de Buffon. Em seus estudos sobre jogos e lançamentos aleatórios, Buffon propôs vários problemas sobre probabilidade num contexto geométrico. A relação dos conceitos de comprimento, área e volume com o cálculo de probabilidades envolve espaços amostrais contínuos, um assunto
não muito explorado no ensino médio. Diante disso, será apresentada uma proposta pedagógica, abordando o tema em questão, através do Método de Resolução de Problemas,descrito por Polya (1978). Entende-se que este trabalho possa ser útil para professores e alunos, uma vez que aborda conceitos pouco explorados nos currículos do ensino básico de matemática.
[Download TCC]