Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DANIEL MARTINS NUNES
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
O uso da linguagem de programação de computadores no ensino de Matemática: alternativa metodológica para uma integração disciplinar
Resumo
Esta pesquisa é o resultado da aplicação de propostas metodológicas que teve como objetivo a integração das disciplinas curriculares do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do IFNMG – Campus Salinas, em específico a Programação de Computadores e a Matemática. Por meio do software Octave, foi possível verificar como a linguagem de programação de computadores auxilia no processo de ensino-aprendizagem de tópicos da Matemática. Assim, construímos e aplicamos duas oficinas envolvendo o estudo de matrizes e transformações lineares por meio do Software Octave. A primeira oficina desenvolvida tinha por objetivo familiarizar os alunos com as sintaxes utilizadas no software Octave, além de explorar situações-problema que demandariam a análise de informações e construção de modelos matemáticos imprescindíveis para o desenvolvimento da próxima etapa. Na segunda oficina, os alunos foram orientados a realizarem a leitura do material disponibilizado e, por meio da análise de suas respostas e conjecturas formuladas, construir algoritmos no Software Octave para representar as transformações de figuras geométricas no plano cartesiano. Dessa forma, ao longo do desenvolvimento das atividades, os alunos tiveram que relacionar os conteúdos trabalhados nas aulas e estabelecer uma conexão com a Programação de Computadores. Por fim, aplicamos um questionário para identificar a percepção dos alunos envolvidos sobre a metodologia adotada. Dada as características das atividades propostas e dos objetivos traçados, este estudo baseou-se na adoção da pesquisa qualitativa como metodologia, sendo considerado também como pesquisa-intervenção. Os resultados alcançados apontaram para a aprovação do método proposto, visto que os alunos conseguiram realizar as atividades abordadas durante as oficinas, envolvendo os seus conhecimentos em Matemática e suas habilidades em construção de algoritmos. Além disso, as atividades desenvolvidas propiciaram maior envolvimento, por parte dos alunos, com a teoria matemática discutida, uma vez que para construírem os algoritmos foi necessário o entendimento de definições e propriedades das operações matriciais. Portanto, acreditamos que a proposta promoveu a integração entre as disciplinas, bem como contribuiu para que os alunos observassem a relação intrínseca entre elas.
[Download TCC]