Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DIEGO APARECIDO MARONESE
UEL - Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR
Dissertação
Título
TÓPICOS DE ARITMÉTICA MODULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES
Resumo
O presente trabalho trata de tópicos de Aritmética Modular na Educação Básica e traz uma proposta de atividades envolvendo o Teorema Chinês dos Restos. O objetivo é introduzir alguns conceitos fundamentais para o ensino da Aritmética Modular a alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada por meio da observação e análise qualitativa das resoluções das atividades
aplicadas à um grupo de alunos da 2a série do Ensino Médio de um colégio particular do norte do Paraná. Essas atividades foram aplicadas utilizando a Resolução de Problemas e a
Investigação Matemática. Os resultados dessa pesquisa mostraram que, desde que respeitado o nível de conhecimento que os alunos adquiriram até esta etapa da Educação Básica, é possível inserir alguns conceitos básicos de Aritmética Modular no ensino de Matemática ainda no Ensino Médio, conseguindo participação dos alunos no desenvolvimento das atividades e a
compreensão desses conceitos pela maioria deles. Também foi possível observar a importância do desenvolvimento do pensamento aritmético em conjunto com o pensamento algébrico no
decorrer da Educação Básica, permitindo que os alunos interpretem de maneira adequada os problemas e saibam transcrever suas observações utilizando a notação algébrica. Além disso, o ensino de conteúdos considerados mais “avançados”, como a Aritmética Modular, contribui para motivar os estudantes a buscar novas ferramentas e métodos para resolver problemas, e possibilita um maior desenvolvimento de sua capacidade interpretativa, fator fundamental para o aprimoramento do pensamento aritmético, de forma integrada ao pensamento algébrico.
[Download TCC]