Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ELISEU DO NASCIMENTO SILVA
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS DERIVADAS NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que analisa, através de uma revisão de
literatura, os resultados relativos à introdução, no Ensino Médio, das noções de
limites e derivadas, aplicadas ao estudo das funções do 1º e 2º grau, cinemática,
estudo dos sólidos geométricos e geometria analítica, objetivando a compreensão
desses conteúdos com a finalidade de preparar os futuros alunos para a disciplina
de Cálculo Diferencial e Integral no ensino superior. O objetivo geral da pesquisa foi
identificar a importância das aplicações da derivada no ensino médio. Os objetivos
específicos delineados foram: abordar em linguagem matemática o significado de
Derivada; demonstrar as regras da Derivação e, enfatizar a utilidade da derivada
como uma taxa de variação. Apresenta uma sequencia de passos para introduzir as
ideias intuitivas de limite e derivadas concomitantes com os conteúdos acima
citados. Os teóricos utilizados para dar embasamento à pesquisa foram: Geraldo
Ávila, Louis Leithold, George F. Simmons, James Stewart, dentre outros. Como
resultado, constatou-se que pode-se introduzir as noções básicas de limite e
derivadas no Ensino Médio, em vários conteúdos matemáticos, com o objetivo de
reduzir a evasão e reprovação, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral,
recorrente em vários cursos de nível superior. Salienta-se que há necessidade de
realização de mais pesquisas com esta temática, a fim de destacar a importância da
introdução das noções do Cálculo Diferencial no Ensino Médio. Conclama-se alunos
e professores, amantes da matemática, que aprofundem e apresentem para os que
estão ingressando no mundo escolar a amplidão das aplicações da derivada e da
matemática, para que possam despertar o interesse dos discentes pelo aprendizado
de Limites e Derivadas
[Download TCC]