MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ERIC NOVAIS SILVA

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA

Dissertação

Título
ANÁLISE DA MATEMATIZAÇÃO DA FÍSICA NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA DO IFBAIANO - GUANAMBI.
Resumo
Os primeiros povos que demonstraram interesse em entender a natureza e não apenas aceitar como mera vontade dos deuses todas as manifestações que ocorriam foram os gregos. Aristóteles foi um dos primeiros filósofos da natureza que teve uma estruturada obra sobre essas observações. A obra de estudo sistematizado do cosmos e do mundo físico, conhecida por nós como A Física de Aristóteles prevaleceu como uma das explicações mais plausíveis e teve seu momento de aceitação por parte da Igreja Católica na corrente denominada Escolástica que prevaleceu do século XII até o XVI, fim da Idade Média. O século XVII traz o advento da ciência moderna e com ela o processo de matematizar a natureza, que teve como um dos pais dessa corrente o matemático, alquimista, astrônomo e estudioso da religião Isaac Newton, que ficou amplamente conhecido pelo seu sistema de explicação do mundo no século XVII. Com o advento da álgebra e do cálculo, os estudos das ciências mudaram drasticamente. Assim, esse trabalho propõe-se a investigar as mudanças que ocorreram no estudo da Física, entender quais as contribuições da matematização da ciência no processo de ensino e aprendizagem da Física e compreender a concepção que os professores que lecionam a disciplina Física, na Rede Federal de Educação Tecnológica do município de Guanambi-BA, têm a respeito do conceito de matematização e como isso influencia em sua prática pedagógica além de pensar em uma alternativa ao processo da matematização por meio da História e Filosofia da Ciência.
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