Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ERINALDO BORGES DINIZ
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU COM MATERIAL CONCRETO E SENTIDO FIGURADO
Resumo
Os alunos apresentam grande dificuldade em aprender equações do primeiro grau com a abordagem abstrata de incógnitas, influenciando no desenvolvimento da aprendizagem desse e de outros conteúdos. Pensando nisso, o presente trabalho utiliza material concreto e sentido figurativo, como ferramentas auxiliares para a compreensão e resolução de problemas de equações do 1º grau no ensinoaprendizagem da matemática no ensino fundamental II, tendo como principal objetivo analisar essa atividade como uma nova alternativa pedagógica a ser utilizada pelos professores. Para tanto, foi investigado o papel desempenhado por esse processo, associado ao ensino da matemática, avaliando como a associação dessa ferramenta com as equações pode melhorar o desempenho dos alunos quanto ao raciocínio lógico dedutivo. A análise se constituiu em um estudo de caso, com intervenção expositiva de aulas, abordando a metodologia sugerida. As aulas foram aplicadas em turmas do ensino fundamental das redes estadual e municipal de educação na cidade de Petrolina-PE, todos reunidos em um único local. Para a coleta de dados, foram aplicados avaliações e questionários com os estudantes, e os dados estão dispostos em gráficos e quadros. Foram ministradas oficinas sobre a metodologia proposta. Diante dos resultados, pode-se perceber que apesar das dificuldades encontradas pelos alunos, estes têm consciência da importância de métodos que os incentive ao desenvolvimento cognitivo no estudo da matemática.
[Download TCC]