Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EVELYN GABRIELLE MONTEIRO GOMES DA SILVA
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
Contextualização histórica para o estudo da trigonometria e construção do teodolito no Ensino Fundamental
Resumo
A Trigonometria nasceu, aproximadamente, em 300 a.C. entre os gregos, para resolver problemas de astronomia, passando, aproximadamente, em 400 d.C., para a Índia onde
foi usada nos cálculos astrológicos. Por cerca dos anos 800 d.C. ela chegou ao mundo islâmico, onde foi muito desenvolvida e aplicada na astronomia e cartografia. Por volta de 1100 d.C. a Trigonometria chegou junto com os livros de Ptolomeu, na Europa Cristã onde inicialmente foi estudada tão somente por suas aplicações à Astronomia. Nos dias de hoje, é estudada primeiramente no 9o ano do Ensino Fundamental, onde muitas vezes
os professores não fazem aplicações e mostram somente as razões trigonométricas. A partir desse cenário e buscando desmistificar essa maneira tradicional e que há décadas
e, até mesmo, séculos, vêm a demonstrar resultados não tão positivos encontra-se, nesse trabalho, uma aplicação válida da Trigonometria através da construção do teodolito que é um instrumento óptico utilizado na topografia, para realizar medidas de ângulos verticais
e horizontais com o objetivo de facilitar o cálculo de distâncias e alturas. Empregado na Geodésia e na Agrimensura para triangulação em redes, o instrumento é também usado pela engenharia, arquitetura e por outros profissionais e técnicos, em grandes construções
de estradas, demarcações de fazendas e sítios (em [24]). Dessa forma, esse trabalho tem como objetivos fazer um apanhado histórico da Educação do Brasil e a evolução do ensino da Matemática no Brasil desde o período colonial até os dias atuais, uma construção de conhecimentos matemáticos necessários ao aprendizado da Trigonometria para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental através de atividades contendo contextualizações históricas
sobre cada assunto abordado, mostrar a viabilidade de se trabalhar fora do ambiente de sala de aula através da construção e utilização do Teodolito com o intuito de motivar o aprendizado desse conteúdo tão importante e o ensino da Matemática de uma maneira geral.
[Download TCC]