MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FABIO HENRIQUE GOMES

UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF

Dissertação

Título
Uma proposta de exame de proficiência em Cálculo Diferencial e Integral
Resumo
A dificuldade no aprendizado na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) e o elevado índice de reprovações e desistências de estudantes de diversos cursos de nível superior têm despertado a atenção nas últimas décadas, levando os educadores a repensarem os modelos de ensino, propondo novas práticas pedagógicas que façam uso, inclusive, das tecnologias hoje disponíveis. Nessa perspectiva, o Departamento de Matemática (MAT) da Universidade de Brasília implantou, nos últimos anos, algumas inovações no que diz respeito ao processo de avaliação dos estudantes de CDI e ao modelo pedagógico de aulas, com a intenção de melhor compreender e sanar as dificuldades dos estudantes. As inovações baseiam-se na concepção de avaliação de competências, com suporte da psicometria e da estatística. Neste trabalho, apresentamos, inicialmente, um breve histórico do trabalho recentemente desenvolvido pelo MAT com a implantação do cálculo magistral e a criação de testes de múltipla escolha como parte do processo de avaliação da aprendizagem em CDI, recorrendo-se à construção de uma matriz de referência para avaliação do desenvolvimento de habilidades e competências, bem como à Teoria da Resposta ao Item (TRI) e à Teoria Clássica dos Testes (TCT) para calibração dos parâmetros dos itens e obtenção das proficiências dos estudantes. O trabalho realizado pelos docentes do MAT constitui também uma etapa inicial da construção de um banco de itens para avaliação em CDI e criação de um futuro exame de proficiência em Cálculo. Fazemos aqui uma análise dos dois primeiros testes aplicados no primeiro semestre de 2015 e de seus resultados, assim como a preparação de uma escala de proficiência para servir de feedback aos participantes. Concluímos com a apresentação de um esquema simplificado de uma proposta de Avaliação Computacional Adaptada (CAT) para CDI.
[Download TCC]