Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FERNANDA DE ARAUJO MONTEIRO
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
A aprendizagem algébrica no Ensino Fundamental: uma abordagem a partir dos recursos lúdicos e digitais
Resumo
Considerando as dificuldades no ensino e na aprendizagem da Álgebra no Ensino Fundamental,
esta pesquisa objetiva analisar se as atividades lúdicas, incluindo os recursos
tecnológicos, podem contribuir para o estabelecimento de um elo entre a língua materna
e a linguagem algébrica; oportunizando uma aprendizagem rica em significados. Para
alcançar este objetivo, foram utilizados como instrumentos de coletas de dados, a entrevista
feita com os professores, o questionário, os pré-testes respondidos pelos alunos e
as atividades da sequência didática, implementada no período de novembro e dezembro
de 2015, em uma escola pública, na cidade de Campos dos Goytacazes, RJ. Os dados
coletados foram analisados a partir do referencial teórico consultado, sobre a aprendizagem
algébrica, as representações semióticas e a importância das diversas formas de comunicação
em matemática. Os resultados constataram que a utilização dos recursos lúdicos
e tecnológicos podem, realmente, contribuir para o processo de ensino e aprendizagem
da Álgebra no Ensino Fundamental. Pode-se citar como contribuições o desenvolvimento
da capacidade argumentativa, o desenvolvimento da linguagem algébrica e o avanço nos
registros matemáticos feitos a partir de conexões entre linguagens distintas.
[Download TCC]