Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FRANCISCO RAFAEL DE FREITAS CAVALCANTE
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES COM O USO DO GEOGEBRA
Resumo
O ensino da geometria espacial tem se tornado motivo de preocupação por grande parte dos professores, uma vez que a visualização dos sólidos geométricos fica consideravelmente prejudicada pela reprodução dessas figuras tridimensionais no plano. Tem crescido os esforços no sentido de se buscar alternativas didático-pedagógicas para o ensino de geometria de maneira mais dinâmica e eficaz. Neste contexto, o uso de softwares pode fazer com que o aluno se torne sujeito ativo do conhecimento, tendo que interpretar, refletir, articular, questionar, debater, pesquisar, argumentar. Desta maneira, este trabalho pretende contribuir para a facilitação do ensino de geometria espacial a partir da proposição de atividades de construção, compreensão e cálculos métricos de sólidos geométricos utilizando o software GeoGebra. O GeoGebra traz recursos e ferramentas que permitem construir e observar os sólidos de forma algébrica, como comprimentos, áreas, volumes e equações, e geométricas, através de suas Janela de Visualização e Janela de Visualização 3D. Espera-se que este trabalho possa levar a reflexões sobre a prática didático-pedagógica nas aulas de geometria espacial, despertando o interesse de docentes e educadores matemáticos na busca e desenvolvimento de métodos, recursos e ferramentas alternativos para a melhoria do ensino dos conteúdos relacionados a este eixo da matemática.
[Download TCC]