Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GUILHERME COELHO MACHADO
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
O ESTUDO DOS TRIÂNGULOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DE ESTRUTURAS TRELIÇADAS E SUA APLICAÇÃO EM COMPETIÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE PONTES DE ESPAGUETE
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de mostrar um procedimento metodológico para o estudo da
geometria e sua utilização tanto no 2º segmento do Ensino Fundamental como no Ensino
Médio, baseado na investigação matemática através de atividades experimentais. O propósito
é despertar o interesse dos alunos para a compreensão de conteúdos específicos
da matemática, neste caso a geometria, mais especificamente o estudo dos triângulos,
melhorar a sua aprendizagem e entendimento por meio da necessidade de demonstração
matemática, com a finalidade de comprovar que os triângulos são figuras geométricas
rígidas, por isso eles estão presentes nas estruturas de construção. Para tanto, foi apresentada
uma descrição da utilização dos triângulos desde os primórdios da história antiga, em
seguida os alunos foram estimulados a observar as construções ao seu redor e identificar
a forma geométrica mais presente em suas construções, por meio da metodologia da
investigação matemática. Na etapa seguinte, os alunos receberam todo o embasamento
teórico acerca do estudo dos triângulos, adequado ao nível de ensino a que estavam cursando.
Por fim, foram divididos em grupos para construírem pontes de espaguete. Nesta
última etapa, como forma de utilização prática dos conhecimentos adquiridos, os alunos
construíram as pontes e estas foram expostas e ao final realizado um ensaio destrutivo
das mesmas, momento em que foi avaliada qual a ponte melhor construída, assim como
os conhecimentos adquiridos utilizados, e a que suportou o maior peso. Os resultados de
aplicação da proposta em sala de aula foram positivos, junto aos alunos da primeira série do
ensino médio do Instituto de Pesquisas Educacionais, escola da rede particular de ensino
da cidade de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Neste trabalho, o professor exerceu papel de
mediador e não de mero transmissor do conhecimento.
[Download TCC]