Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GUSTAVO DE SOUZA BREVES LIMA
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
EXPLORANDO NOÇÕES ELEMENTARES DO CÁLCULO EM SALA DE AULA, A PARTIR DE SUAS APLICAÇÕES E SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal inserir, no Ensino Médio, as primeiras ideias do Cálculo Diferencial e Integral de forma construtiva e intuitiva, concernentes aos conceitos de limites de função, limites de sequências, de taxa de variação média, variação instantânea e o cálculo de áreas sob o gráfico de uma curva. Para facilitar o entendimento da ideia de integral foi usado o software Geogebra como recurso computacional. Dessa forma, o estudante pode ampliar sua visão na aproximação do cálculo de áreas, trazendo diversos benefícios que não seriam possíveis usando somente ferramentas estáticas. O desenvolvimento desse material se inicia com a realização de uma pesquisa histórica sintética sobre a evolução do estudo de limite, derivada e integral no século XVII e durante os anos iniciais do estudo do Cálculo Diferencial e Integral no Brasil e seus desdobramentos até os dias atuais. As atividades aqui propostas destinam-se a alunos do Ensino Médio e foram aplicadas numa turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual. Através das observações das aulas ministradas e análise das atividades, entendemos que noções introdutórias do Cálculo podem ser plenamente discutidas e aplicadas aos estudantes no Ensino Médio, reduzindo assim o impacto sofrido pelos alunos num primeiro contato com a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral nos cursos universitários.
[Download TCC]