Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: HELENICE MARIA COSTA ARAÚJO
UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO
Dissertação
Título
O USO DAS FERRAMENTAS DO APLICATIVO “GOOGLE SALA DE AULA” NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
O presente trabalho traz discussões sobre como a inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação na prática docente por meio das ferramentas para ambiente de Sala de Aula do aplicativo “Google Sala de Aula” contribui para o processo de
ensino aprendizagem de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de nono ano (9°ano) do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal, situada na cidade
de Uberlândia/MG. Para subsidiar este trabalho foi feita uma ampla pesquisa bibliográfica sobre a Educação a Distância, Tecnologias de Informação e Comunicação, mídia vídeo e sobre o objeto de aprendizagem Google Sala de Aula. Foram utilizados, como instrumentos mediadores do processo: questionários, atividades e vídeos analisados a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos nas análises dos dados apontam que os objetivos de Inserir Tecnologias de Informação e Comunicação na prática docente; de utilizar ferramentas para ambiente de Sala de Aula do aplicativo “Google Sala de Aula”; de criar um ambiente interativo onde se possa compartilhar materiais didáticos de forma dinâmica; de propiciar a interação em tempo real, a partir do Google Sala de aula, entre professores e alunos; tudo isso de forma a contribuir significativamente para o processo de ensino aprendizagem de Matemática, foram atingidos.
[Download TCC]