Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: HUMBERTO SILVEIRA GONÇALVES FILHO
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
O JOGO SENHA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DOS MÉTODOS DE CONTAGEM
Resumo
Neste trabalho, de cunho bibliográfico, exploratório e analítico, objetivamos utilizar o “Jogo
Senha” ou “Mastermind” como recurso didático-pedagógico para auxiliar o ensino da
Análise Combinatória. Nesse intuito, exploramos o grande potencial de aplicabilidade do
tema, para estudar problemas de contagem a partir de análises matemáticas que o jogo
propicia. Definimos e exemplificamos todos os Princípios de Contagem que fazem parte
do currículo do segundo ano do Ensino Médio e introduzimos o conceito de Permutações
Caóticas, por meio de atividades diversas, esperando tornar o estudo do tema mais atraente,
compreensivo e dinâmico. Propomos ao final, cinco atividades visando associar os conceitos
com o Jogo Senha, oferecendo uma forma lúdica e diferenciada para o ensino da Análise
Combinatória.
[Download TCC]