Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JEFFERSON GOMES DE MORAES
UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Ponta Grossa - PR
Dissertação
Título
Considerações sobre a melhoria do processo ensino-aprendizagem em matemática baseadas na orientação ao processo e na investigação matemática
Resumo
O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar e pesquisar uma metodologia de ensino e aprendizagem que leva para a sala de aula uma ambiente mais favorável a assimilação de conceitos matemáticos, propiciando um ensino com maior potencial de estímulo a autonomia do estudante. Inicialmente apresentamos um resgate teórico sobre a educação matemática, suas perspectivas de ensino e sua trajetória no Brasil. Abordamos como ponto central e fundamental a metodologia
construtivista, caracterizada por valorizar a construção do conhecimento efetuada pelo próprio estudante, e nesse sentido defendemos ser uma alternativa facilitadora para o ensino de matemática. Com o intuito de favorecer um ambiente construtivista
descrevemos alguns cenários de investigação, onde o professor passa a abordar
conteúdos matemáticos de forma a estimular o aluno a pensar, analisar e investigar.
Esse processo de encorajamento para autonomia do estudante na construção de seu
conhecimento foi analisado por meio de uma proposta de atividade investigativa
aplicada no ensino de proporcionalidade e regra de três, o qual se mostrou uma
estratégia viável e efetiva para uma aprendizagem mais significativa dos conceitos
matemáticos.
[Download TCC]