MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JERONCIO FERNANDES DE OLIVEIRA LIMA

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN

Dissertação

Título
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA: UMA COLETÂNEA DE ATIVIDADES.
Resumo
O uso da História da Matemática como ferramenta didática ainda não é algo comum nas escolas brasileiras, mesmo com a intensificação do debate em torno desta possibilidade, depois década de 1980, com o surgimento e fortalecimento do movimento da Educação Matemática, que luta por melhorias no ensino desta disciplina, apresentando novas alternativas de abordagens, entre elas a História da Matemática. Neste contexto o que pretendemos nesse trabalho é apresentar uma possibilidade didática para o ensino de matemática, tomando como referencial a História da Matemática, pois consideramos que conhecer a história dos conteúdos trabalhados em sala de aula proporciona aos alunos a descoberta do conhecimento através de uma investigação, o que faz da História da Matemática não apenas um elemento motivador nas aulas, mas também um instrumento de construção do conhecimento, no momento que instiga os alunos a solucionar as indagações que normalmente fazem sobre conceitos e teorias da matemática. Para alcançar o desejado, optamos por nos dedicar, no primeiro momento, a conhecer como a História da Matemática se constituiu no mundo e no Brasil, depois decidimos realizar um levantamento junto aos professores de matemática de Mossoró, no intuito de analisar vários fatores relacionados às aulas de matemática. Entre estes o mais importante era verificar se os professores conheciam e utilizavam a História da Matemática como recurso didático, e qual a sua disponibilidade a essa alternativa de ensino. Por meio deste levantamento ficou claro que, embora acreditasse que o ensino por meio da História trouxesse benefícios a aprendizagem, poucos utilizavam essa alternativa, foi então que decidimos propor como produto final deste trabalho, uma coletânea de atividades de matemática de cunho histórico, que compilamos de outros autores, para colaborar com professores abertos a inovar em suas aulas de matemática. Acreditamos que ao disponibilizar um material organizado, em que os professores encontram vários assuntos do currículo escolar sendo abordados por meio do viés histórico, estamos contribuindo para inserção desta alternativa didática nas escolas.
[Download TCC]