Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JERONCIO FERNANDES DE OLIVEIRA LIMA
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA: UMA COLETÂNEA DE ATIVIDADES.
Resumo
O uso da História da Matemática como ferramenta didática ainda não é algo comum
nas escolas brasileiras, mesmo com a intensificação do debate em torno desta
possibilidade, depois década de 1980, com o surgimento e fortalecimento do
movimento da Educação Matemática, que luta por melhorias no ensino desta
disciplina, apresentando novas alternativas de abordagens, entre elas a História da
Matemática. Neste contexto o que pretendemos nesse trabalho é apresentar uma
possibilidade didática para o ensino de matemática, tomando como referencial a
História da Matemática, pois consideramos que conhecer a história dos conteúdos
trabalhados em sala de aula proporciona aos alunos a descoberta do conhecimento
através de uma investigação, o que faz da História da Matemática não apenas um
elemento motivador nas aulas, mas também um instrumento de construção do
conhecimento, no momento que instiga os alunos a solucionar as indagações que
normalmente fazem sobre conceitos e teorias da matemática. Para alcançar o
desejado, optamos por nos dedicar, no primeiro momento, a conhecer como a
História da Matemática se constituiu no mundo e no Brasil, depois decidimos realizar
um levantamento junto aos professores de matemática de Mossoró, no intuito de
analisar vários fatores relacionados às aulas de matemática. Entre estes o mais
importante era verificar se os professores conheciam e utilizavam a História da
Matemática como recurso didático, e qual a sua disponibilidade a essa alternativa de
ensino. Por meio deste levantamento ficou claro que, embora acreditasse que o
ensino por meio da História trouxesse benefícios a aprendizagem, poucos utilizavam
essa alternativa, foi então que decidimos propor como produto final deste trabalho,
uma coletânea de atividades de matemática de cunho histórico, que compilamos de
outros autores, para colaborar com professores abertos a inovar em suas aulas de
matemática. Acreditamos que ao disponibilizar um material organizado, em que os
professores encontram vários assuntos do currículo escolar sendo abordados por
meio do viés histórico, estamos contribuindo para inserção desta alternativa didática
nas escolas.
[Download TCC]