MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JONYSON TOBIAS DE SOUSA BESSA

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN

Dissertação

Título
A IMPORTÂNCIA DO RANKING DO ENEM PARA A SOCIEDADE E AS DIFERENÇAS ENTRE AS REDES DE ENSINO
Resumo
A escola exerce um papel muito importante na sociedade, o qual vai da transmissão do conhecimento básico de matérias curriculares à formação do ser cidadão, extraindo dos seus alunos o que eles têm de melhor, educando-os e ensinando-lhes os conhecimentos científicos necessários para se tornarem autônomos e capazes de ingressar em uma vida acadêmica. Infelizmente, algumas escolas, no Brasil, vivem de resultados, deixando em segundo plano a formação cidadã do aluno. E sendo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a principal porta de acesso dos jovens às universidades, cada escola tem se preocupado em preparar o seu aluno para esse exame. Além disso, todo ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulga um ranking que apresenta as notas dos alunos da terceira série, por instituição de ensino, o que originou uma enorme disputa entre as escolas pelas melhores colocações, a ponto de muitas instituições criarem outro CNPJ para maquiar o resultado obtido. A concorrência imposta e a necessidade de alcançar o destaque entre as instituições têm afetado negativamente não só as instituições de ensino, mas também os professores, os alunos e os pais que fazem parte da comunidade escolar. Frente a isso, esta pesquisa tem por objetivo avaliar a realidade dos dados apresentados pelo INEP, levando em consideração que muitos fatores influenciam no resultado de uma instituição e mostrar que nem sempre a escola melhor colocada é necessariamente uma boa escola para os nossos filhos. Outro fator que também será objeto de análise é a triste realidade das escolas estaduais em relação a esse ranking, bem como os motivos que podem provocar a divergência em relação aos seus resultados em comparação às escolas particulares.
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