Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JONYSON TOBIAS DE SOUSA BESSA
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
A IMPORTÂNCIA DO RANKING DO ENEM PARA A SOCIEDADE E AS DIFERENÇAS ENTRE AS REDES DE ENSINO
Resumo
A escola exerce um papel muito importante na sociedade, o qual vai da transmissão
do conhecimento básico de matérias curriculares à formação do ser cidadão,
extraindo dos seus alunos o que eles têm de melhor, educando-os e ensinando-lhes
os conhecimentos científicos necessários para se tornarem autônomos e capazes de
ingressar em uma vida acadêmica. Infelizmente, algumas escolas, no Brasil, vivem
de resultados, deixando em segundo plano a formação cidadã do aluno. E sendo o
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a principal porta de acesso dos jovens às
universidades, cada escola tem se preocupado em preparar o seu aluno para esse
exame. Além disso, todo ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulga um ranking que apresenta as notas dos
alunos da terceira série, por instituição de ensino, o que originou uma enorme
disputa entre as escolas pelas melhores colocações, a ponto de muitas instituições
criarem outro CNPJ para maquiar o resultado obtido. A concorrência imposta e a
necessidade de alcançar o destaque entre as instituições têm afetado
negativamente não só as instituições de ensino, mas também os professores, os
alunos e os pais que fazem parte da comunidade escolar. Frente a isso, esta
pesquisa tem por objetivo avaliar a realidade dos dados apresentados pelo INEP,
levando em consideração que muitos fatores influenciam no resultado de uma
instituição e mostrar que nem sempre a escola melhor colocada é necessariamente
uma boa escola para os nossos filhos. Outro fator que também será objeto de
análise é a triste realidade das escolas estaduais em relação a esse ranking, bem
como os motivos que podem provocar a divergência em relação aos seus resultados
em comparação às escolas particulares.
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