Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOSÉ EURIPEDES POSSEBON
UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO
Dissertação
Título
FIBONACCI E A RAZÃO ÁUREA: Uma abordagem para o Ensino Básico
Resumo
A abordagem deste trabalho foi efetivada pelos alunos da Educação Básica enquanto estratégia
de ensino da sequência de Fibonacci, uma vez que o objetivo prioritário é o de
promover e disseminar o aprender/gostar matemático dos discentes, apresentando a Matemática
por meio de atividades envolventes, sejam elas de pesquisas, jogos, curiosidades
ou cálculos relacionando Fibonacci e a sua sequência com outros campos da Matemática.
Nos capítulos que se seguem, além do histórico às aplicações das sequências de Fibonacci
e de Lucas, e a Razão Áurea, apresentaremos atividades realizadas com alunos da Educação
Básica enquanto estratégia de ensino das respectivas sequências agregadas ao número
de ouro, exemplificadas em várias situações e descobertas intrigantes que servem de base
para o processo de ensino-aprendizagem em relação às atividades propostas. No entanto,
a sequência de Fibonacci e a Razão Áurea sempre serão utilizadas pelo homem no intuito
de conferir as suas obras, a beleza e a perfeição que estão presentes na Natureza. Podemos
perceber tudo isso na Natureza, na Arte, na Arquitetura, na Física, na Música e no corpo
humano, dentre outros. Da teoria à prática apresentamos algumas aplicações imagináveis
em diversos campos, como a produção de um relógio, solução de problemas de ópticas de
raios de luz, até a resolução de enigmas matemáticos. Com base nos resultados das atividades
propostas, sequência de Fibonacci e Razão Áurea, foi possível propormos sugestões
sobre a aplicabilidade dessas atividades, a fim de que os alunos conseguissem aplicar os
conceitos estudados em problemas com implicações na sua realidade.
[Download TCC]