MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOSE FABIO XAVIER

UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO

Dissertação

Título
Análise da Função Quadrática, com Ênfase em seus Coeficientes, Via Geogebra
Resumo
O Ensino Médio é a fase final dos jovens na Educação Básica, e nesta idade os mesmos estão passando por transformações em suas vidas que serão enormes. Vivem numa sociedade altamente tecnológica e estudam numa escola com formato do século passado. Neste trabalho o foco foi em, ao abordar o tema de Funções Quadráticas, visto na primeira série do Ensino Médio, usar a tecnologia como elemento motivador do processo de ensino/aprendizagem. Durante a leitura do texto, é possível notar a Educação como processo contínuo e formativo. Passa-se pela História da equação do segundo grau, e seus métodos de resolução. É abordado o contexto do uso das tecnologias como recurso computacional para o ensino de funções. Descreve-se e demonstra-se os teoremas e proposições referentes à parábola, que é o gráfico da função quadrática. A abordagem ocorre também dentro do GeoGebra, um ambiente de Geometria Dinâmica. É possível verificar e analisar alguns aspectos que constituem o gráfico da função quadrática já aplicadas ao uso do software. Conclui-se entre outras coisas, que o software por si só não resolve todos os problemas, mas faz com que a aproximação das verdades torne-se mais “visualizáveis”, contudo reforça-se a necessidade das demonstrações para confirmação das expectativas geradas.
[Download TCC]