Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOSE GILSON SOMBRA SARAIVA
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
TRIGONOMETRIA APLICADA À FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: COMPILAÇÃO E ORGANIZAÇÃO SISTEMÁTICA DO VÍNCULO EPISTEMOLÓGICO ENTRE A TRIGONOMETRIA E A FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Resumo
A Trigonometria é utilizada de maneira ostensiva na Física Clássica do Ensino Médio, seja na elaboração das teorias ou na resolução de exercícios. Também conhecida como Física Newtoniana, ela é didaticamente subdividida em mecânica (cinemática, dinâmica, estática, hidrostática e gravitação), termologia, óptica geométrica, ondulatória e eletricidade (eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo). Entre todos esses conteúdos, apenas a termologia prescinde do uso da Trigonometria na resolução de problemas ou construções teóricas. Os demais conteúdos são absolutamente auxiliados matematicamente pela Trigonometria. Porém, essa parceria surge de forma esparsa (espalhada). O estudo objetivou fazer uma compilação e organização sistemática dessa parceria, apresentando a Trigonometria acompanhada de aplicações na Física do Ensino Médio, dando a noção dessa aproximação entre esses dois conteúdos. Portanto, trata-se de um estudo interdisciplinar, feito a partir de uma pesquisa em livros didáticos de Física e Matemática do Ensino Médio usados no Brasil, além de livros textos americanos, peruanos, indianos e russos, observando e captando os aspectos trigonométricos que unem a Física e a Trigonometria. Muitos exercícios ilustrativos dessa parceria foram colhidos dos vários vestibulares espalhados pelo Brasil, em especial os vestibulares militares ITA e IME, além do vestibular da UnB, NOVO EMEM e vários exercícios traduzidos dos livros estrangeiros. A compilação, a sistematização e a análise foram elaboradas segundo o nível de compreensão de alunos e professores do Ensino Médio. Foi obtido como resultado um material de apoio a professores do Ensino Médio de Física e de Matemática, que queiram contextualizar conteúdos ministrados em suas aulas. Alunos que vão prestar vestibulares no padrão dos militares ITA e IME podem aproveitar os exercícios mais complexos resolvidos e comentados. Já alunos que queiram prestar vestibulares mais simples como o NOVO ENEM podem aproveitar a teoria e as resoluções comentadas das questões do NOVO ENEM. É um material para pesquisa, portanto, não se trata de um livro texto didático para o Ensino Médio. Mesmo assim, o trabalho contempla os anseios pedagógicos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, quando transforma uma perspectiva fragmentada numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar.
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