MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOSUÉ SERGIO DE SOUZA

UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF

Dissertação

Título
Projeto Simulado de uma Escola Pública do DF: Convergência para uma Avaliação Formativa em Matemática
Resumo
A avaliação no contexto escolar é um processo no qual o professor tem a oportunidade de verificar se as metodologias de ensino adotadas são eficientes para favorecer a aprendizagem dos alunos. Ela é útil, por exemplo, para informar quais das habilidades foram adquiridas durante as aulas, tornando possível tanto a recuperação contínua do aluno que tem dificuldades no conteúdo ministrado quanto o incentivo a projetos mais complexos para o aluno com maior proficiência. Segundo Perrenoud (1999), as práticas de avaliação podem ser classificadas em, entre outras, formativa ou somativa. Enquanto a somativa relaciona-se basicamente com a classificação dos alunos, a formativa preocupa-se com o processo de ensino-aprendizagem, com os caminhos que o aluno percorre, prevendo eventuais fracassos e reposicionando o aluno no processo educativo. A ideia de que a avaliação na forma escrita deve ser meramente somativa, visando apenas classificação, aprovação e reprovação, ainda é comum entre os professores (VILLAS-BOAS, 1999). Utilizar-se da lógica formativa na avaliação escrita parece um desafio para muitos professores, e esse é o problema em um centro educacional da rede pública do DF. O centro educacional em questão possui um projeto que compõe a proposta pedagógica para a avaliação, descrito no seu Projeto Político-Pedagógico (PPP), denominado Projeto Simulado, que consiste em um projeto incluindo uma prova escrita, aplicada uma vez por bimestre, caracterizada pela interdisciplinaridade, pela multidisciplinaridade e pela estrutura similar à do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O PPP, em obediência ao Art. 176 do Regimento Escolar, preconiza como critério a avaliação formativa e diagnóstica (SEEDF, 2015), mas, na prática, o Projeto Simulado tem-se caracterizado como uma avaliação somativa, apenas. Tal projeto encontra-se em fase de reformulação por parte do corpo docente do centro educacional, visando justamente esta adequação ao PPP. Neste cenário, surge como objetivo geral deste trabalho mostrar como um teste de múltipla escolha pode ser eficiente como meio do processo ensino-aprendizagem, com o auxílio de recursos da Psicometria e da engenharia de itens, no contexto da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.
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