Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: KLEBER ALEXANDRE CAVALCANTE DA SILVA
UFPA - Universidade Federal do Pará - Belém - PA
Dissertação
Título
O USO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
Resumo
O objetivo da pesquisa deste trabalho foi verificar a utilização das aulas de Educação Física como Laboratório Didático para as aulas de Matemática, apresentando uma forma alternativa de conduzir as aulas, principalmente de funções afim e quadrática, ilustrando conceitos básicos como plotagem de gráficos e determinação de coeficientes, analisar se este uso alcança alguns dos objetivos da utilização de um Laboratório Didático além de pesquisar formas de interdisciplinaridade com a Física. Discute-se uma ação em que os alunos trabalham em grupos na solução de problemas propostos com base em dados empíricos obtidos através atividades lúdicas e de medidas de valores de provas de atletismo praticadas pelos próprios alunos permitindo assim que possam ter a oportunidade de produzir argumentos e respostas mais significativas, o que aprimoraria a aprendizagem geral. A atividade atlética e as atividades lúdicas são então usadas como objetos de problematização tanto de forma empírica como qualitativa. Como resultado observou-se que alguns dos objetivos de um Laboratório Didático são alcançados quando se utilizam as aulas de Educação Física e verifica-se também que este recurso é muito mais disponível nas escolas públicas que um laboratório de ciências equipado.
[Download TCC]