MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LEANDRO DOS SANTOS FONSECA RAJA GABAGLIA

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
REFLETINDO SOBRE INDICADORES DE EFICIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO E O DESEMPENHO DE SEUS ALUNOS EM ÁLGEBRA
Resumo
A ideia dessa dissertação surgiu a partir de experiências de trabalho positivas e negativas vivenciadas em escolas do Estado do Rio de Janeiro. Neste trabalho, voltado principalmente para a educação pública, busca-se conhecer aspectos ligados a alguns indicadores da qualidade da educação em quatro escolas estaduais e uma municipal do referido Estado. Nesse sentido, a partir das respostas dos docentes de tais instituições a questionários elaborados especificamente com esse fim, observam-se a atuação e características da Direção, dos responsáveis, dos alunos e dos próprios professores, procurando compreender melhor cada contexto escolar. Além disso, na busca de investigar aspectos do ensino-aprendizagem de matemática nessas instituições, foram aplicadas atividades desafiadoras de álgebra em algumas de suas turmas. Na escolha do tema, levou-se em conta o fato desta ser uma área da educação matemática que, normalmente, é carregada de mecanização e pouca compreensão de seu sentido. Assim, os desafios tiveram ênfase em generalizações e no uso da linguagem algébrica para representar situações familiares aos alunos, permitindo ser feita uma minuciosa reflexão a respeito de erros e acertos das soluções recebidas, que poderá ser útil para outros docentes, ao abordar a introdução à álgebra em suas turmas. Por fim, foram destacados dados e situações que exemplificam sucesso ou dificuldades para a formação e atuação da escola eficaz.
[Download TCC]