Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUCIANIA DOS SANTOS CARDOSO SOUSA
UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO
Dissertação
Título
O JOGO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: uma aplicação do cálculo mental para o Ensino Fundamental II
Resumo
A insuficiência no ensino-aprendizagem da matemática observada na educação básica
desde os primeiros anos do Ensino Fundamental é notada por meio dos resultados das
avaliações de conhecimento, internacional e nacional. Propõe–se, neste trabalho, encontrar
uma ferramenta lúdica-pedagógica que possa ser de grande valia na qualidade do ensino
da matemática. Nesse sentido, o trabalho investigou e analisou a relação entre o cálculo
mental, por meio da aplicação do jogo das porcentagens, e o aprendizado de porcentagens
em situações reais e rotineiras, vividas pelos alunos do 6o ano do Ensino Fundamental,
em uma escola particular, no município de Araguaína-TO. O procedimento metodológico
utilizado foi preponderantemente qualitativo, desdobrando-se em uma pesquisa-ação, observacional
e experimental em sala de aula. Baseados na coleta de dados, por meio das
entrevistas aos docentes, alunos e nas observações feitas pela professora pesquisadora,
antes e após da aplicação do jogo em sala de aula, foi possível investigar e analisar como
o cálculo mental, por meio do jogo educativo, contribuiu na resolução de problemas envolvendo
porcentagens, verificando, assim, a melhoria das práticas pedagógicas. Portanto,
os resultados alcançados nesta pesquisa demonstraram o valor pedagógico que o cálculo
mental impõe aos alunos, por intermédio dos jogos educativos e, que esta ferramenta de
ensino poderia ser melhor explorada pelos professores em sala de aula, a tornar, assim
mais atraente muitos conteúdos matemáticos.
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