Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUDIMILA CÁSSIA COELHO DE ANDRADE
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
Expressões algébricas na Educação Básica: a validação de atividades de ensino e aprendizagem
Resumo
O processo de ensino e aprendizagem de álgebra apresenta-se como um desafio para os professores de Matemática. As pesquisas nessa área apontam que, de maneira geral, os professores ensinam apenas técnicas para a execuçãoo de cálculos com sucesso. Lima(2007) e Ribeiro(2012) apontam que as dificuldades dos professores em dar significado aos conteúdos algébricos, bem como planejar ações que garantam o ensino entrelaçado aos contextos reais, refletem nas dificuldades conceituais dos alunos em relação a esses conteúdos,dificultando a aprendizagem. Lins e Gimenez (1997) e Kieran (2004) cientes da necessidade de construção dos conceitos algébricos a partir das experiências já vivenciadas pelos estudantes, ressaltam a importância do desenvolvimento
do pensamento algébrico desde os anos iniciais. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é validar atividades para o ensino e aprendizagem de expressões algébricas
junto a professores da Educação Básica da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Educação Matemática do
Departamento de Matemática da Universidade de Brasília e contou com a participação de 8 professores de matemática da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal,
atuantes em salas de aula da Educação Básica. Durante o encontro, os participantes vivenciaram as atividades, assumindo o papel dos estudantes e, posteriormente, dialogaram sobre o processo de ensino e aprendizagem de álgebra, bem como sobre o desenvolvimento das atividades de ensino, perfazendo o processo de validação. Como
resultados, apontamos a relevância da formação continuada, do permanente diálogo e troca de experiências entre os professores além de aprimorar as metodologias e ações voltadas para o ensino de Matemática e especialmente o de Álgebra. Compreendemos que foi fundamental a avaliação das atividades de ensino a partir de pontos de vista de professores experientes e atuantes em salas de aula da Educação Básica, pois
possibilitou identificar limitações, potencialidades, bem como, discutir e reelaborar as atividades, adaptando-as às necessidades do processo de ensino-aprendizagem.
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