MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LUDYANE DE FATIMA DUFECK

UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Ponta Grossa - PR

Dissertação

Título
Uma aplicação da modelagem matemática na educação do campo
Resumo
A matemática é mais que uma linguagem, por isso é necessário que ela seja compreendida pelos alunos, para que possa ser utilizada como instrumento de raciocínio e resolução de problemas diários. Nessa perspectiva, o ensino da matemática tem sido transformado, buscando aproximar a realidade dos alunos aos conceitos e definições próprias da matemática. Contudo, essa aproximação é comprometida quando se trata de Educação do Campo, pois os livros didáticos disponíveis para os alunos trazem uma abordagem alienada à realidade dos estudantes. Diante disso, nessa pesquisa qualitativa idealizada para conclusão do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, buscou-se analisar as vantagens e desvantagens de utilizar Modelagem Matemática para desenvolver conceitos matemáticos e a possibilidade de realizar esse tipo de trabalho com diferentes turmas. Para isso, foram construídas proteção de duas nascentes de água em propriedades particulares, próximas ao Colégio Benedito de Paula Louro, com o auxílio dos alunos, professores e pais de alunos moradores da comunidade. Durante a construção de cada proteção, além de serem discutidas questões de preservação do meio ambiente, em especial, cuidados com a água, foram aplicados intuitivamente conceitos matemáticos. Posteriormente, foram escolhidas três turmas para estudar conteúdos matemáticos pertinentes ao Projeto Político Pedagógico, respectivo a cada turma, utilizando o trabalho referente as proteções construídas. A turma de 7o ano A, de 2016, realizou uma pesquisa com familiares de alunos que estudam no referido Colégio. Com isso, estudaram noções básicas de estatística e transformações de medidas agrárias. Com o 8o ano, o trabalho foi dividido em duas partes: a primeira, realizada no segundo semestre de 2015 com uma turma que apresenta grandes dificuldades de aprendizagem e, a segunda parte, realizada no primeiro semestre de 2016, com uma turma participativa e com excelente desempenho didático. Ambas realizaram um trabalho com maquetes, estudando conceitos de escala, regra de três, propriedades e áreas dos polígonos. Concluiu-se, que para atender as diferenças entre as turmas, é necessário que o professor tenha disponibilidade para adaptar o currículo de acordo com as necessidades que surgem durante o desenvolvimento do trabalho. No entanto, percebe-se que é possível utilizar a Modelagem Matemática, considerando que é uma importante ferramenta na construção do conhecimento científico, através de situações do cotidiano dos aprendizes, tendo como objetivo transformar um fenômeno da situação real ou um problema em linguagem matemática, despertando maior interesse e, consequentemente, maior participação e melhor desempenho dos alunos. Além disso, estabelecer-se uma relação direta entre o conhecimento matemático e temas importantes da vida real. Logo, sugere-se que seja aplicada a Modelagem Matemática utilizando outros temas relacionados ao dia-a-dia dos povos do campo, como agricultura, produção de leite, reflorestamento, trabalho e renda, entre outros.
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