Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUIZ FERNANDO GARCIA PIMENTEL
UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - São Carlos - SP
Dissertação
Título
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS COM O GEOGEBRA
Resumo
O presente estudo é uma investigação acerca da importância da utilização de computadores e outras tecnologias de informação e comunicação (as TIC’s) no ensino de Matemática. Acreditamos na tese de que as TIC’s podem contribuir como meio educativo para a melhora das situações de ensino aprendizagem e, consequentemente,
na solução de problemas como o fracasso escolar e a indisciplina escolar. Nesse intuito, idealizamos e aplicamos uma sequência didática com o uso do Geogebra para o desenvolvimento do tópico Transformações Geométricas em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental. A sequência didática foi estruturada dentro das perspectivas da Engenharia Didática e seguiu uma metodologia qualitativa. Os resultados indicam que as TIC’s contribuem de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem, contudo alguns fatores externos ainda são entraves para a efetiva implementação deste recurso nas escolas.
[Download TCC]