MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LUZIA COELHO RODRIGUES

UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA

Dissertação

Título
TANGRAM: UM RECURSO PROPOSTO PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DE ÁREA E FRAÇÃO NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O processo de ensino-aprendizagem da matemática é marcado por diversos problemas, tais como: indisciplina, falta de interesse dos alunos, dificuldades de raciocínio, déficit de conhecimentos básicos para a série, discentes dispersos e apáticos na sala de aula. Com isso, faz-se necessário que o professor busque tornar suas aulas mais dinâmicas e atraentes. Motivo pela qual propomos esta metodologia alternativa para reforçar os conteúdos de fração e área no 7º ano do Ensino Fundamental buscando verificar se a utilização do Tangram enquanto recurso de ensino contribui positivamente para a superação das dificuldades da aprendizagem desses conceitos. Neste sentido, elaboramos duas sequências didáticas, desenvolvidas para exercitar e aprofundar o conhecimento do aluno por meio de atividades lúdicas e desafiadoras. O trabalho foi realizado durante o primeiro bimestre letivo de 2016 com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Petrolina-PE. Por fim, constatamos com os resultados obtidos na pesquisa qualitativa que a utilização do Tangram como recurso de ensino nas aulas de matemática contribui de forma significativa e prazerosa para melhor compreensão dos conceitos de área e fração.
[Download TCC]