Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCIA PORTO DE CARVALHO VIANNA
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
TRATAMENTO DAS FRAÇÕES NO 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O LETRAMENTO DA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
Resumo
O tema deste trabalho consiste em uma reflexão e discussão sobre o ensino de frações no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, enfocando o letramento da Probabilidade e Estatística. Assim, o presente estudo tem por objetivo, através de pesquisa, bem como a análise de livros didáticos e aplicação de atividades contextualizadas junto aos alunos, analisar a importância do significado de frações enquanto taxas de ocorrência de fenômenos aleatórios já no Ensino Fundamental, de maneira a promover um entendimento incipiente da Probabilidade e, consequentemente, da Estatística. A partir da análise e do estudo dos pressupostos das poucas pesquisas existentes neste campo de conhecimento, foi-nos possível propor atividades em sala de aula com o objetivo de expor os alunos às diversas situações em que as frações estão relacionadas à Probabilidade e à Estatística, pois entendemos que sua aplicação é de grande importância para a relação da Matemática com as mais diversas questões do cotidiano, facilitando a compreensão do mundo atual imerso em incertezas e levando ao melhor posicionamento social.
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