Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCIO ALLE WANOUS
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
A Modelagem matemática no processo de aprendizagem no ensino fundamental na rede pública
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a Modelagem Matemática como
uma ferramenta pedagógica alternativa, visando um aprendizado significativo em uma
turma do 6o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Araújo Porto Alegre,
localizada na área metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. O trabalho apresenta um
cenário histórico da Modelagem Matemática e a sua ligação com a metodologia de
Resolução de Problemas, enfatizando o uso da Modelagem em sala de aula. O trabalho
relata também a definição de Modelagem Matemática e as suas etapas assim como a
função do professor na utilização dessa ferramenta pedagógica no processo
ensino/aprendizagem. Além disso, este trabalho serve como material de apoio para
outros professores da disciplina que desejam utilizar esta ferramenta em suas aulas, uma
vez que apresenta diversas atividades. Os conhecimentos matemáticos abordados neste
trabalho foram desenvolvidos a partir do tema Olimpíadas 2016, trabalhando o bloco
tratamento de informações (gráficos e tabelas) como conteúdo principal do trabalho. A
aplicação da Modelagem Matemática foi desenvolvida em sete atividades, todas
realizadas durante o ano de 2016. Este trabalho apresenta uma abordagem mais
detalhada das atividades, discutindo o resultado de cada questão, utilizando a
metodologia de análise de erros nas que apresentaram um índice baixo de acertos, como
forma de investigação. Além dessa análise das questões, foi apresentada também uma
análise geral dos resultados, dando ênfase aos percentuais de aproveitamento, assim
como um levantamento das questões deixadas em branco. O software IRAMUTEQ foi
utilizado com o propósito de analisar as redações feitas pelos alunos em duas atividades,
destacando as palavras que apareceram com maior frequência. Com isso, concluiu-se
que a Modelagem Matemática como metodologia alternativa atingiu bons índices de
aproveitamento nos resultados e, o mais importante, serviu como uma ferramenta
motivadora, atraindo a atenção dos alunos na realização das atividades dando um maior
significado na aprendizagem matemática.
[Download TCC]