Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCOS PATRICK SOUZA SILVA
UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará - Santarém - PA
Dissertação
Título
O ENSINO DE TRIGONOMETRIA/GEOMETRIA ESFÉRICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES ATRAVÉS DA SEQUÊNCIA CRA
Resumo
Nesta dissertação apresentam-se noções de Trigonometria/Geometria Esférica e
algumas de suas aplicações básicas. Há uma necessidade de fazer o aluno construir
o conhecimento através da experiência, e materiais concretos e softwares permitem
modificar, construir, fazer e desfazer figuras e objetos geométricos, o que pode facilitar
a compreensão de conceitos abstratos da Matemática. Objetiva-se através de
pesquisa bibliográfica, apresentar propostas de atividades sobre o tema
Geometria/Trigonometria Esférica, aplicar em sala de aula e fazer uma análise dos
resultados. Foram elaboradas aulas para turmas de segundo ou terceiro ano do
Ensino Médio com propostas metodológicas e sequência didática de aulas
simplificadas para o ensino da Trigonometria/Geometria Esférica. A partir dos
resultados da pesquisa, atestamos que o método utilizado pode surtir efeitos positivos,
dado que os discentes obtiveram bom desempenho no teste aplicado. O questionário
aplicado revela que os discentes se interessaram pelo tema e que a sequência
Concreto-Representacional-Abstrato (CRA) os auxiliou na compreensão do conteúdo.
Com a pesquisa verificamos a importância do tema proposto, pois este possibilita ao
aluno ampliar seu conhecimento sobre uma Geometria não-Euclidiana bem como
aprofundar seus conhecimentos sobre Trigonometria. Conclui-se que é possível fazer
um trabalho diferenciado com os alunos, no sentido de conduzir o aluno ao
conhecimento, o que pode ser feito de diversos modos. A sequência CRA possibilita
um caminho seguro à aprendizagem, mesmo sendo mais complexa do que
abordagens tradicionais.
[Download TCC]