Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARIANA BEATRIZ LELIS DE LIMA
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Campinas - SP
Dissertação
Título
Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a Geometria das dobraduras. Da Geometria Euclidiana básica às Cônicas.
Resumo
A Geometria, desde a antiguidade, é objeto de estudo e interesse devido à sua relação com
outras áreas da Matemática e sua aplicabilidade no dia a dia. Atualmente, o ensino de
Geometria oferece a possibilidade de inovação com várias ferramentas de estudo, trazendo
benefícios para a aprendizagem e desenvolvimento do ensino de Matemática. Este trabalho
apresenta o desenvolvimento de algumas teorias relevantes da Geometria Euclidiana Plana
e alguns números construtíveis. Abordamos um breve relato histórico sobre Euclides e
sua obra e sobre as diversas tentativas de resolução de alguns problemas clássicos. Em
seguida, exibimos de forma sucinta um estudo sobre Cônicas. Passamos então a falar
sobre Origami, sua história e o sistema axiomático de Huzita-Hatori, sua relação com
a Geometria Euclidiana Plana e os conceitos geométricos apresentados por Euclides.
Durante o desenvolvimento do trabalho apresentamos algumas aplicações sobre diferentes
temáticas, com resoluções através de conceitos matemáticos ou dobraduras. Para finalizar,
são apresentadas atividades com dobraduras, que podem ser realizados com alunos do
Ensino Fundamental ao Médio.
[Download TCC]