MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARIANA CAPELIN FABRICIO

UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba - SP

Dissertação

Título
A CONFIGURAÇÃO DE POLÍGONOS REGULARES E SIMETRIA PARA A CONSTRUÇÃO DE MOSAICOS NO 6o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Nesta dissertação apresentamos a implementação de uma proposta para o ensino de transformações geométricas no plano utilizando a construção de mosaicos. A proposta procura integrar a geometria com mosaicos construídos através de transformações geométricas, tendo como objetivo analisar a aprendizagem dos alunos submetidos a uma conexão matemática envolvendo transformações geométricas e a construção de mosaicos com polígonos regulares. Para isso, esta pesquisa analisou a mobilização e coordenação de diferentes registros de representação semiótica produzidos por uma turma de 31 alunos de 6o ano, envolvidos na resolução de tarefas matemáticas, de acordo com o tema já anunciado. O trabalho foi desenvolvido com base nos princípios da teoria de registros de representação semiótica de Raymond Duval (2009), com a colaboração de João Pedro da Ponte, e contou com a análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e os volumes do Caderno do Professor como material de apoio ao Currículo do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2010) que nos forneceram a seguinte questão de investigação: quais as contribuições das nossas tarefas para o ensino-aprendizagem de transformações geométricas a partir do 6o ano do Ensino fundamental? Para atender aos nossos propósitos de investigação, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual a análise interpretativa da produção escrita de nossos alunos bem como as interlocuções ocorridas em sala de aula, subsidiaram os resultados apresentados neste relatório.
[Download TCC]