Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARTA REJANE REIS RODRIGUES
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
O USO DE MATERIAL CONCRETO PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE FRAÇÕES NUMA TURMA DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Resumo
A Matemática é uma disciplina ligada ao desenvolvimento social do homem. No âmbito escolar, a Matemática geralmente é vista como difícil e desinteressante pelos
alunos. Com isso, faz-se necessário que o professor planeje e avalie suas aulas, tornando-as mais dinâmicas e atraentes. Por isso, o estudo tem como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de compreender frações por meio da utilização de material concreto, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e significativo. Então, uma sequência didática foi aplicada com a utilização do material concreto a 35 alunos da primeira série do ensino médio de uma escola pública de Petrolina-PE, possibilitando aos alunos ampliarem seus conhecimentos sobre o conteúdo de frações. Assim, o resultado observado, com o uso do material concreto, foi a compreensão do conceito de frações, onde antes existiam dificuldades, podendo, assim, reverter o baixo desempenho na resolução de atividades, envolvendo frações. Por fim, concluiu-se que, quando o professor
desenvolve atividades significativas com diferentes tipos de material concreto, os alunos constroem esse conceito com mais facilidade, deixando de apenas memorizar as regras.
[Download TCC]