MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: NEILDES ALVES DOS SANTOS

UFBA - Universidade Federal da Bahia - Salvador - BA

Dissertação

Título
Construções de Figuras Geométricas com Restrições usando Redes de Pontos: Uma Proposta para o Desenvolvimento da Criatividade Geométrica
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de atividade criativa de descobrir padrões que respeitem restrições para o ensino de conceitos básicos de Geometria envolvendo construções geométricas em redes de pontos. Ele foi aplicado em um colégio estadual do Ensino Médio na cidade de Salvador - BA. Os trabalhos foram desenvolvidos com turmas de 3ª série do turno matutino. Sendo solicitada nessa atividade construções de objetos geométricos a partir de alguma característica, propriedade, coloração (vértices e arestas) e visitas a teoremas importantes relacionados ao tema. Essa proposta é uma tentativa de tornar a Geometria mais interessante com um desenvolvimento mais criativo e sem excesso no uso de fórmulas. Tem como objetivo investigar e verificar a colaboração dessa abordagem no desenvolvimento da criatividade, na compreensão e percepção dos objetos geométricos e no fortalecimento do ensino ajudando na melhora da visão geométrica dos estudantes com base em conhecimentos desses conceitos, assim como de favorecer a identificação de padrões das formas geométricas e a percepção das diversas possibilidades de construções das figuras geométricas em rede de pontos. Tem a intenção de levar o estudante a brincar ao mesmo tempo em que aguça seu raciocínio e criatividade, despertando seu interesse e vontade de conhecer um pouco mais a Geometria. Para isso, foi realizada uma atividade de verificação com a qual se determinou o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, uma revisão com base nas dificuldades demonstradas pelos estudantes na resolução da atividade de verificação, para depois serem apresentadas malhas com representa¸c˜ao de arranjos de pontos para as diversas construções geométricas com aplicação dos conhecimentos básicos de Geometria Euclidiana utilizando o teorema de Pick, coloração de vértices, arestas e o teorema das quatro cores. Obteve-se um resultado satisfatório, pois se verificou que a maioria deles desenvolveu a iniciativa e persistência na resolução dos problemas propostos e alguns desenvolveram a capacidade de construir os objetos como solicitado.
[Download TCC]