Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PATRICIA FEITOSA BASSO MIRANDA
UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Porto Velho - RO
Dissertação
Título
MULTIPLICAR OU DIVIDIR: CONTRIBUIÇÕES À PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo destacar os principais conteúdos, competências e habilidades não assimiladas pelos alunos concluintes do 5º ano na disciplina de Matemática, segundo a percepção dos professores que lecionam no 6º ano e
socializar os resultados obtidos juntamente aos professores das séries iniciais,tendo-se utilizado a pesquisa-ação como metodologia. A análise foi realizada junto às escolas públicas da cidade de Porto Velho – RO, e para tal, foi dividida em três
etapas. A primeira etapa se deu com a confecção e aplicação de um questionário aos professores do 6º ano. Tal questionário objetivou averiguar as principais dificuldades dos alunos em relação às competências e habilidades na disciplina de Matemática que não foram assimiladas no Ensino Fundamental I. Os dados coletados foram tratados estatisticamente com suporte do software EPI INFO versão 3.5.2. A segunda etapa se deu em razão da aplicação in loco de uma oficina com as
professoras na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Carmosina, onde ocorreu a socialização dos dados e aplicação de atividades voltadas para a melhoria do ensino. Na última etapa foi aplicado outro questionário que visava avaliar dentre
outros, o nível de satisfação a respeito das temáticas desenvolvidas na oficina, procurando incentivá-las a utilizar de tais práticas em sala de aula.
[Download TCC]