MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PAULA LUCIANA MARQUES PEGO

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
PRÉ ALGEBRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar em que aspectos o tema educação financeira contribuirá para a formação integral do aluno do Ensino Fundamental. Em um primeiro momento foi apresentado o significado de uma educação integral que visa ao desenvolvimento do aluno em sua amplitude. Em seguida, foi abordado o significado da expressão “educação financeira”, sua importância como também a responsabilidade da família e da escola na execução da mesma. Posteriormente, buscou-se relacionar a educação financeira como tema transversal inserido na ética. O caminho percorrido para essa pesquisa foi a abordagem qualitativa, e segundo o seu objetivo foi do tipo exploratória. Os dados foram coletados por meio da pesquisa de campo, realizada com as professoras e os alunos do Ensino Fundamental do CIEP358 Alberto Pasqualini, fazendo uso de entrevistas estruturadas e trabalho de campo. Com o objetivo de formar o aluno integralmente foi desenvolvido um trabalho de campo com os alunos do nono ano do Ensino Fundamental sobre Educação Financeira (juros simples e juros compostos). A partir da análise das entrevistas, do trabalho de campo e da revisão bibliográfica do tema em estudo foi verificada a real necessidade da Educação Financeira para a formação integral dos alunos do Ensino Fundamental.
[Download TCC]