Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PAULO SERGIO MYSZKA
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato Branco - PR
Dissertação
Título
ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: UM DIAGNÓSTICO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA-PR
Resumo
Este trabalho teve como objetivos investigar como é feita a abordagem da Matemática Financeira nos Livros Didáticos e a opinião dos Professores de Matemática do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava (NRE) sobre o Ensino de Matemática Financeira e como está sendo realizada a abordagem nas escolas públicas da região. Como objetivo indireto o presente trabalho buscou propiciar um momento de reflexão junto aos Professores do NRE de como está o trabalho com Matemática Financeira em sala de aula. Na pesquisa que se apresenta, fizemos um estudo introdutório sobre o in??cio das relações comerciais e financeiras em nossa humanidade. Analisamos a maneira como os livros didáticos disponibilizados através do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) 2015 trazem o conteúdo de Matemática Financeira no contexto da Matemática escolar, assim como a opinião dos Professores com relação a esse conteúdo. Para isso, foram analisados os livros didáticos disponibilizados através do PNLEM 2015 e realizada uma pesquisa quantitativa com Professores de Matemática que atuam na região de abrangência desse Núcleo Regional. Os resultados da pesquisa apontaram que os livros didáticos apresentam algumas deficiências em relação ao conteúdo de Matemática Financeira, mas evolu??ram ao longo do tempo e os Professores consideram importante o Ensino de Matemática Financeira, porém poucas aulas ainda são destinadas para o trabalho com o tema.
[Download TCC]