Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PAULO VITOR DE ALENCAR SALDANHA
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
UMA ANÁLISE DO USO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM
Resumo
Neste artigo propomos analisar o uso de planilhas eletrônicas como estratégia no ensino de função afim, assim como propor atividades que facilitem essa aprendizagem. O trabalho se deu mediante uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma intervenção pedagógica em turmas do primeiro ano do ensino médio em escolas da rede estadual na cidade de Senhor do Bonfim, BA, incluindo 44 alunos entrevistados. Em um primeiro momento os alunos foram submetidos a um questionário sobre função afim e seus principais tópicos. Em seguida foi realizada uma intervenção pedagógica, baseada na resolução comentada de 5 questões sobre função afim. Essas questões foram resolvidas usando planilhas eletrônicas e as soluções
foram baseadas na abordagem da matemática experimental. Após a intervenção pedagógica, os estudantes responderam a outro questionário, com os mesmos aspectos teóricos que o anterior. A análise de dados mostrou que o desenvolvimento dos alunos ao longo do processo é notório: das oito questões propostas, em seis houve uma melhoria de desempenho, o que nos leva a concluir que os objetivos propostos inicialmente foram atingidos. Ao trabalhar com novas ferramentas, o papel de facilitador do professor, assim como a postura investigativa do
aluno são evidenciados. Assim, as planilhas eletrônicas podem ser muito úteis no processo ensino-aprendizagem incluindo, além da função afim, outros tipos de função assim como outros conteúdos da matemática.
[Download TCC]