MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RADIVAL DA COSTA NERY JÚNIOR

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA

Dissertação

Título
IMAGENS CONCEITUAIS E CONFLITOS COGNITIVOS NO ESTUDO DE SISTEMAS LINEARES
Resumo
O trabalho tem como base a teoria criada por David Tall e Shlomo Vinner, para investigação dos processos cognitivos inerentes ao estudo de matemática. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo exploratória, com estudantes de uma das turmas do segundo ano do ensino médio do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi, no ano de 2017, com o objetivo de identificar imagens conceituais sobre o conteúdo Sistemas Lineares, para entender como ocorre o processo cognitivo desses estudantes após estudarem o assunto pelos métodos convencionais e analisar os conflitos cognitivos gerados por elas. A participação da turma se deu por meio da realização de uma prova sobre o conteúdo, que serviu como instrumento de coleta de dados. Na análise dos dados as imagens conceituais evocadas foram listadas e discutidas, obtendo assim, um panorama que possibilitou apontar a relevância dessas imagens no aprendizado dos estudantes e a importância de que o professor as identifique e as utilize como elementos a serem considerados em seu planejamento para aumentar a eficácia do processo de aprendizagem ao evitar a ocorrência dos conflitos cognitivos.
[Download TCC]