MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RAFAEL FABIANO FAGUNDES WEBER

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Campinas - SP

Dissertação

Título
Programação Linear no Ensino Médio: um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar propostas de ensino-aprendizagem de Programação Linear no Ensino Médio. Inicialmente, mostra-se o histórico da Pesquisa Operacional e suas técnicas, dentre elas a Programação Linear, a qual se designa um maior foco com a apresentação de suas definições e principais propriedades, além de explicitar os conceitos para a construção da solução de um modelo, tanto por um enfoque geométrico quanto algébrico. Para uma melhor compreensão, exemplifica-se o processo de solução em um problema no plano pelo Método Gráfico. Em seguida, discorre-se sobre o Método Simplex e o conceito de Dualidade, bem como todo desenvolvimento algébrico matricial na busca da otimização. Com o propósito de estimular o aprendizado de matemática por meio de um processo de tomada de decisão mais próximo à atividade cotidiana, introduz-se os modelos de transporte e seus métodos para se determinar o transporte com um custo mínimo. Por fim, propõe-se duas atividades do conteúdo no Ensino Médio: A primeira, acerca de um problema de transporte e sua solução por planilha eletrônica; e a outra, uma possível metodologia para apresentação do tema para deficientes visuais. Tudo isso contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências dos educandos, pois conecta diversos conceitos matemáticos estudados no Ensino Médio, com uma atividade logística operacional próxima à realidade. Além disso, incentiva o estudo de matemática uma vez que ilustra a importância da disciplina, em conjunto com o uso de tecnologias, em um processo de tomada de decisão.
[Download TCC]