Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RAFAEL FABIANO FAGUNDES WEBER
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Campinas - SP
Dissertação
Título
Programação Linear no Ensino Médio: um estudo dos modelos de transporte com uma proposta para deficientes visuais
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar propostas de ensino-aprendizagem de Programação
Linear no Ensino Médio. Inicialmente, mostra-se o histórico da Pesquisa Operacional
e suas técnicas, dentre elas a Programação Linear, a qual se designa um maior foco com a
apresentação de suas definições e principais propriedades, além de explicitar os conceitos
para a construção da solução de um modelo, tanto por um enfoque geométrico quanto
algébrico. Para uma melhor compreensão, exemplifica-se o processo de solução em um
problema no plano pelo Método Gráfico. Em seguida, discorre-se sobre o Método Simplex
e o conceito de Dualidade, bem como todo desenvolvimento algébrico matricial na busca
da otimização. Com o propósito de estimular o aprendizado de matemática por meio de
um processo de tomada de decisão mais próximo à atividade cotidiana, introduz-se os
modelos de transporte e seus métodos para se determinar o transporte com um custo
mínimo. Por fim, propõe-se duas atividades do conteúdo no Ensino Médio: A primeira,
acerca de um problema de transporte e sua solução por planilha eletrônica; e a outra,
uma possível metodologia para apresentação do tema para deficientes visuais. Tudo isso
contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências dos educandos, pois
conecta diversos conceitos matemáticos estudados no Ensino Médio, com uma atividade
logística operacional próxima à realidade. Além disso, incentiva o estudo de matemática
uma vez que ilustra a importância da disciplina, em conjunto com o uso de tecnologias,
em um processo de tomada de decisão.
[Download TCC]