MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RAIMUNDO NONATO RIBEIRO CAMPOS

UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA

Dissertação

Título
Uma proposta de ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos utilizando três paradoxos
Resumo
RESUMO Este trabalho visa levantar a discussão sobre alguns mitos presentes no ensino de matemática que, por vezes, são vistos como fundamentais no processo de aprendizagem. Propomos uma desmitificação através do uso de paradoxos matemáticos cujo o objetivo é levar o aluno á construção do raciocínio próprio, a formulação de hipóteses e conjecturas. Na aplicação da proposta didática, realizada em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola estadual do município de São Raimundo Nonato-PI, priorizamos a resolução de três paradoxos matemáticos. Após a aplicação notamos como as atividades envolvendo paradoxos e sobretudo a mudança na forma de repassar conteúdos, podem indicar um novo caminho ao educador na difícil arte de ensinar matemática.
[Download TCC]